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Inovação & PI

'Médias empresas estão começando a adotar tecnologias básicas de gestão'

Rodrigo Perenha é CTO e fundador da Kamino, software de gestão financeira com solução integrada à conta bancária e cartão de crédito corporativo. Nesta entrevista, ele explica detalhes da operação dos programas e aborda o nível de maturidade em tecnologia de gestão em empresas de diferentes tamanhos.

Quais são os principais pontos de inovação apresentados pela Kamino em suas soluções?

O principal ponto de diferenciação da Kamino é a integração completa entre software financeiro, pagamentos e cartão de crédito, criando um ambiente com altíssimo nível de automação. Além de integrar com seu banco próprio, a Kamino integra com mais sete bancos (dentre eles os principais do país), o que permite com que clientes gerenciem todos os CNPJs e contas bancárias em uma única plataforma.

De uma maneira geral, nossa plataforma de gestão financeira se divide em 4 etapas: captura de pagamentos, execução, conciliação bancárias e relatórios.

A captura é um dos grandes diferenciais deste fluxo, onde somos capazes de coletar boletos recebidos via DDA e contamos com uma caixa de entrada para coletar emails de cobrança de forma automática. Nesta caixa de entrada não só é possível organizar essas cobranças em algumas abas, como também criar regras pré-definidas que permitem lançar pagamentos automaticamente, preencher informações de classificação, centro de custo e competência ou descartar boletos indevidos.

Um outro diferencial da Kamino é a conciliação, em que somos capazes de automatizar esse processo, seja para os cartões de crédito da própria Kamino ou através da criação de regras e da categorização das transações recorrentes. Com base nestes critérios a plataforma irá conciliar o extrato automaticamente.

Nossa tecnologia também conta com o Open Finance para coletar informações de outros bancos e centralizar tudo na nossa plataforma para ser o centro das informações financeiras da empresa.

Como a Kamino integra tecnologias emergentes – como inteligência artificial, análise de dados e Internet das Coisas (IoT) – em suas soluções?

Além da interpretação de boletos utilizando OCR (Optical Character Recognition) já presente na plataforma, começamos uma iniciativa com inteligência artificial para criar um interpretador de documentos que consiga identificar se um PDF é uma nota de serviços ou não, independente da prefeitura.⁠ Aqui entra a interpretação dos dados em si e estamos treinando o modelo para que ele identifique uma nota fiscal de serviço, independente de qual das 5.000 prefeituras o emitiu.

Um próximo passo será apoiar nossos clientes na sua tomada de decisão, utilizando inteligência artificial para analisar os dados financeiros, identificar tendências e gerar insights mais rápidos e profundos. Isso evidentemente resguardando o sigilo dos dados e conforme consentimento dos clientes.

Qual é o impacto econômico da adoção das soluções da Kamino esperado pelas empresas?

Com nossa plataforma integrada aos principais bancos e ERPs, ajudamos times financeiros a tomarem decisões mais inteligentes e rápidas, melhorando a produtividade e eficiência da operação. Utilizando a Kamino, as empresas aumentam em 72% a eficiência de times financeiros, apenas reduzindo o tempo gasto com atividades operacionais. Com a redução de atividades manuais, temos como objetivo devolver aos times financeiros sua tarefa principal: analisar e gerenciar os resultados da empresa.

Como a Kamino aborda a customização e a flexibilidade dos softwares de gestão para atender às necessidades específicas de cada cliente?

Nossa plataforma é modularizada, o que nos permite customizar o ambiente para cada cliente. Nós também atuamos fortemente na integração com outras plataformas e ERPs, o que aumenta a compatibilidade de acordo com as necessidades dos nossos usuários

Embora a Kamino disponibilize uma conta de pagamentos e cartão de crédito, somos flexíveis ao banco escolhido, o que permite ao cliente seguir trabalhando com sua própria conta bancária.

Como você avalia o ecossistema de negócios no Brasil em termos de nível de maturidade na adoção de tecnologias de gestão empresarial e financeira?

Isso varia bastante de acordo com o tipo ou porte das empresas.

As grandes empresas em sua maioria já possuem soluções de ERP, CRM, além de soluções satélites para automação de processos. Essas empresas tendem a estar mais alinhadas com os padrões internacionais de tecnologia e gestão. As médias empresas estão começando a adotar tecnologias básicas de gestão, principalmente devido à necessidade de automação para competir no mercado, no entanto, a complexidade fiscal brasileira às vezes é um obstáculo, exigindo soluções mais customizadas e sofisticadas. Já as pequenas empresas acabam optando por fazer todo o trabalho operacional dentro de casa, muitas vezes utilizando a velha e conhecida planilha eletrônica.

As startups (fintechs, edtechs etc) fogem um pouco à regra, algumas acabam desenvolvendo algo dentro de casa, mas logo buscam uma solução pronta para poder escalar. No geral, são mais propensas a buscar soluções especializadas para otimizar o tempo e esforço, dedicando sua energia ao seu negócio.