Quais foram os principais desafios para o escritório neste último ano?
Nos últimos meses, passamos por momentos de intensa necessidade de adaptação.
Primeiramente, porque tivemos que rapidamente desocupar nossa sede em São Paulo e identificar para uma nova, em razão da venda e demolição do prédio que nos localizávamos. Com isso, aproveitamento para vislumbrar alternativas que melhorassem a qualidade de vida, acesso e logística, para nossos colaboradores e clientes. Reposicionamos o escritório em uma área 60% maior, com amplo acesso a metrô e ônibus (viabilizando rápido deslocamento para julgamentos e audiências e facilitando a vinda de nossos integrantes à sede). Isso porque, desde a pandemia, muitos integrantes e sócios optaram pelo home office, e sentimos que era necessário criar estímulos para aumentar o convívio e a manutenção da cultura, além de estimular a relação pessoal com os clientes.
Em segundo lugar, passamos, aqui no Rio Grande do Sul, pela maior catástrofe climática da história, com mais de 90% das cidades em calamidade pública em razão das enchentes. Ficamos sem luz e água na sede, tivemos dezenas de colaboradores de todos os níveis seriamente atingidos. E resolvemos nos dedicar de corpo e alma ao auxílio de todos, direcionando nossa equipe AM Solidários para prover todo tipo de suporte: alimentos, cobertores, comida, apoio em resgates, auxílio nos abrigos, apoio psicológico… Mas nos saímos muito bem. Tivemos, inclusive, duas sócias do escritórios reconhecidas em evento que premiou os heróis da enchente.
Na sua avaliação, quais as particularidades na gestão de um escritório como o Andrade Maia?
São muitas. Acreditamos que a felicidade é o principal motor da união e desenvolvimento de nossa equipe. Por isso, procuramos fomentar o desenvolvimento pessoal e técnico, outorgar o máximo de liberdade, estimular a descontração, a inclusão e a diversidade, além de criar um ambiente que seja, de preferência, melhor do que o das próprias casas dos integrantes. Não queremos que as pessoas trabalhem aqui. Queremos que amem trabalhar e estar aqui. Não por outra razão, todo produto em que colocamos a marca do escritório é objeto de desejo de nossos integrantes. Acho que isso é incomum.
O Andrade Maia ocupa posição de Excelente na Região Sul no ranking de Direito Tributário da Leaders League. Quais os principais pontos de atenção no atendimento às empresas da região?
Grandes causas e grandes feitos se realizam com paixão. E clientes atendidos com paixão se fidelizam. Dentre nossos valores, estão a ousadia e o otimismo, que são resultados diretos do ambiente e das relações que fomentamos em nosso escritório, baseados na liberdade. Acho difícil atingir a excelência sem muita obstinação (outro de nossos valores). Os clientes e colegas lêem e valorizam isso no integrante do AM, especialmente porque se sentem acolhidos em relações feitas para durar, com ética e confiança.
E o que podemos esperar do Andrade Maia em termos de inovação nos próximos períodos?
Separamos a área de TI da área de inovação tecnológica e isso tem nos permitido saltos de crescimento. O cotidiano da tecnologia não rouba mais a energia para pensar em melhorias em termos de automação e inteligência artificial, temas que ganharam uma liderança específica. Nossos processos internos estão cada vez mais rápidos e seguros. E os advogados tampouco gastam tempo com atividades burocráticas. Passamos a dedicar mais tempo também à construção de soft skills em nossos integrantes, especialmente no que diz respeito ao encantamento dos clientes a partir das lições de grandes empresas, como a Disney.