Quais são os maiores desafios para a gestão de pessoas em uma empresa de tecnologia do porte da TOTVS?
Atualmente contamos com mais de 10 mil pessoas colaboradoras, e somos uma companhia de abrangência nacional, com unidades espalhadas de norte a sul do país e que atua com base em uma forte cultura de aquisições. Esse número grande de pessoas, nossa ampla distribuição geográfica e diversas aquisições nos últimos anos são fatores que tornam a nossa gestão de pessoas mais desafiadora, e ao mesmo tempo enriquecedora.
No que diz respeito à capilaridade da TOTVS no Brasil, e inclusive em países da América Latina, há o desafio de entender legislação local, relações sindicais em diferentes lugares, adequação de benefícios para diferentes cidades/estados, etc. Mas sem dúvidas essa pluralidade nos dá a oportunidade de muito aprendizado.
Outro desafio do nosso time de RH, que é uma dificuldade que todo o mercado de TI enfrenta, é a falta de mão de obra especializada. Para contribuir com a redução desse gap de profissionais, nós investimos no desenvolvimento profissional das nossas pessoas por meio da Universidade TOTVS, uma plataforma com cursos e treinamentos de soft e hard skills, além de conteúdos voltados para as áreas de atuação da companhia.
Outra iniciativa que temos neste sentido é o Speed To Hero, um programa de formação rápida e aceleração de carreira em tecnologia. Os profissionais recrutados passam por um treinamento de três meses, sendo acompanhados por um padrinho da companhia, que dará o suporte e apoio necessário para o seu desenvolvimento. Durante o primeiro mês, eles ficam imersos nos conteúdos teóricos sobre tecnologia; no segundo mês, os candidatos passam a ter uma carga horária híbrida, dividida entre formação e prática supervisionada, atuando em projetos reais das áreas com apoio e supervisão; e, no terceiro mês, recebem a certificação e são integrados efetivamente ao time.
Paralelo a isso, também apoiamos o mercado por meio do Instituto da Oportunidade Social (IOS), do qual somos fundadores e um dos mantenedores. O IOS é um instituto sem fins lucrativos que promove a formação gratuita de jovens em situação de vulnerabilidade social com foco em empregabilidade, apoiando a formação de talentos que serão aproveitados tanto pela TOTVS, como por todo o nosso ecossistema (clientes, parceiros e outros).
Quais iniciativas a TOTVS tem implementado para promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho? Há programas específicos voltados para grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras e LGBT+?
Temos um consolidado Programa de Diversidade e Inclusão, que tem como objetivo ampliar a cultura de respeito e inclusão e gerar consciência entre as nossas pessoas sobre políticas práticas que incluam a todas e todos, sem deixar ninguém para trás. Nesse sentido, realizamos ações específicas e intencionais para alguns grupos minorizados, que estão dentro e fora da TOTVS, pois sabemos que mulheres, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, pardas e indígenas e pessoas 50+ não possuem as mesmas oportunidades de entrada no mercado corporativo.
Aqui na TOTVS temos bancos de talentos especificamente destinados ao recrutamento de profissionais de grupos sub-representados. O banco Elas na TOTVS é voltado para a contratação de mulheres no mercado de tecnologia, e o banco Inclusão na TOTVS é designado a pessoas com deficiência, ambos regularmente consultados por nossos times de recrutamento e seleção. Também criamos campanhas de incentivo que estimulem a contratação de grupos minorizados, respeitando sempre as competências e habilidades necessárias para cada vaga.
Outra iniciativa voltada para Diversidade e Inclusão é o Guia do Recrutamento Inclusivo, cujo objetivo é traçar diretrizes, tanto para a área de recrutamento e seleção quanto para os líderes, com elementos que devemos considerar para atrair profissionais diversos para a companhia. As diretrizes incluem dicas e orientações para que o processo seja feito de uma forma inclusiva desde o início até o final da seleção, sempre respeitando habilidades e competências requeridas para o preenchimento da vaga.
A TOTVS passou por dezenas de processos de M&A. Quais são os desafios na integração de novos times nestas incorporações?
O M&A é uma parte fundamental da estratégia de negócio da TOTVS, portanto já vivenciamos diversas vezes este momento na companhia. Um dos grandes desafios é a integração dos times e também lidar com as inseguranças e expectativas das pessoas. E é importante destacar o fato de que cada processo de M&A é único e possui suas particularidades. Portanto, não existe uma resposta padrão, é preciso ter em mente que estas integrações levam tempo, mas vale destacar que a cultura corporativa é um fator que precisa ser considerado ao analisar uma possível aquisição.
Para isso, a TOTVS possui equipes e processos muito bem estruturados para analisar previamente a harmonia entre culturas e conduzir toda a integração das empresas adquiridas, desde os processos burocráticos (backoffice, departamento pessoal, etc), até processos de cultura, marca, entre outros.
Para superar todos os desafios que uma aquisição traz, existem algumas práticas que podem auxiliar na integração entre os times após processos de M&A. Uma delas é o cuidado especial com a comunicação. É importante não só que a comunicação interna e a externa estejam alinhadas, como também estejam no mesmo timing, a fim de evitar ruídos e especulações. Também é importante promover uma comunicação transparente e empática com as pessoas.