Foi-se o tempo em que os escritórios de advocacia eram conhecidos por seus ambientes corporativos excessivos, focados apenas no timesheet e que não valorizavam os profissionais. No cenário jurídico atual, a gestão humanizada tem emergido como um diferencial competitivo fundamental e a transformação como os escritórios de advocacia gerenciam seus times está diretamente ligada com a retenção de talentos e o sucesso do negócio.
Dados de pesquisa realizada pela Bold HRO, com sócios e diretores de maiores escritórios jurídicos do Brasil, revelam que há uma alta rotatividade entre os profissionais juniores, com aproximadamente 60% das vagas para este nível apresentando movimentação acima da média, e um turnover entre 10% e 20% reportado por 58% dos respondentes. Estes números refletem sobre a urgência de repensar as práticas de gestão nos escritórios de advocacia e a maneira como os líderes destas bancas dialogam com suas equipes.
Essa necessidade de mudança é impulsionada por um mercado que, cada vez mais, reconhece os benefícios de um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar e o desenvolvimento dos profissionais. A gestão humanizada, que coloca as pessoas no centro das decisões empresariais, tem se mostrado essencial para enfrentar esses desafios e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
A alta rotatividade é um sinal evidente de que os profissionais, especialmente os mais jovens, buscam ambientes de trabalho que ofereçam também segurança psicológica e a possibilidade de eles demonstrarem a sua essência.
Investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores é uma estratégia que está sendo cada vez mais adotada por escritórios de advocacia. A partir do ano de 2020, em que a humanidade passou a ressignificar relações sociais e corporativas a partir da pandemia do Covid-19, viu-se na prática a importância de se valorizar e perceber que de fato o outro importa. Ao oferecer benefícios humanos, as empresas viram não apenas melhora na qualidade dos serviços prestados como na satisfação de seus profissionais.
O /asbz é um dos escritórios de advocacia que viu isso na prática. Com um modelo de negócios pautados na gestão por valores, a banca precisou criar um projeto de escuta conhecido como “Oxigena”, para aproximar os profissionais e mantê-los mentalmente saudáveis. A ideia surgiu internamente e tinha o objetivo de realizar reuniões virtuais voluntárias e periódicas lideradas por um time de especialistas, como PhD em Teoria do Caos e Gestor de Recursos Humanos, para que os times pudessem trocar vivências e ajudar uns aos outros durante os períodos mais difíceis. Semanalmente, foram reunidas mais de 50% do escritório em encontros de cerca de duas horas.
Este investimento perdurou até hoje e o escritório vê seu time cada vez mais unido e múltiplo. Dentro dos corredores do /asbz, percebe-se como essa abordagem pode resultar em uma equipe altamente qualificada e motivada, pronta para enfrentar os desafios do mercado jurídico com competência e criatividade. O escritório tem hoje 247 pessoas e foi selecionado por dois anos consecutivos como “Lugares Incríveis para se Trabalhar” pela FIA Employee Experience com mais de 90% de adesão interna. Este é um indicativo de que essa abordagem está funcionando.
Os benefícios de um modelo de negócio baseado na gestão humanizada não são exclusivos dos profissionais. Os clientes das empresas que adotam a prática em seu dia a dia, também reconhecem e valorizam um escritório que utiliza seu conhecimento e suas áreas para solucionar problemas de maneira colaborativa. A falta de preocupação com a quantidade de horas empregadas e o foco na qualidade das soluções oferecidas resultam em um serviço de alta qualidade e na construção de relações duradouras e confiáveis. O foco passa a ser no cliente e na solução de problemas e não nos indivíduos em si.
Ao falarmos de gestão humanizada, refere-se diretamente aos processos de gerenciamento e desenvolvimento de pessoas. Essa é uma das habilidades essenciais do departamento Gestão de Pessoas em uma organização e é crucial que as lideranças conduzam iniciativas para assegurar a implementação eficaz do modelo humanizado em todo o mercado.
Por fim, é preciso considerar a gestão humanizada como uma necessidade para enfrentar os desafios atuais e manter os grandes talentos dentro das bancas de advocacia. Ao colocar as pessoas no centro das decisões, as bancas de advocacia estão construindo ambientes de trabalho saudáveis, inovadores e produtivos, beneficiando tanto os colaboradores quanto os clientes e promovendo o sucesso sustentável do negócio.