Quais são os principais tipos de demandas judiciais enfrentados pelo setor bancário atualmente?
Atualmente o setor bancário enfrenta um grande desafio voltado para a grande volumetria de ações judiciais recebidas contra o setor, mesmo com o crescimento contínuo das taxas de êxito. Esse crescimento está atrelado a diversos fatores, entre eles a judicialização predatória, que se ampara nos benefícios da justiça gratuita e facilidade de acesso ao judiciário.
De que modo o BMG se estrutura estrategicamente para prevenir litígios e mitigar riscos jurídicos?
O Banco Bmg atua junto as áreas de negócios e produtos para melhoria contínua nos seus produtos, garantindo a oferta adequada dos produtos à necessidade dos clientes e garantindo maior transparência na oferta e na contratação dos produtos.
Como vocês avaliam a adoção de métodos alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a arbitragem, no contencioso bancário?
Entendemos que a solução alternativa de resolução de conflitos é fundamental para a redução dos passivos judiciais, mas ainda é uma realidade mais distante do dia a dia da operação de contencioso de volume, que envolvem demandas de consumo rotineiras.
Quais são os principais pontos de atenção na escolha dos escritórios de contencioso parceiros do banco?
Entendemos que o escritório de contencioso deve ser parceiro do negócio do Bmg, atuando diretamente nas metas institucionais e estratégicas. Atualmente, não basta ser diligente na condução processual, é fundamental ter uma visão do negócio do seu cliente e mergulhar na busca por soluções e alternativas para atingimento das metas.
E em relação aos peritos e assistentes técnicos, qual o perfil daqueles que se destacam na preferência de vocês?
Também entendemos que é fundamental que os peritos e assistentes técnicos conhecem a ponta da operação, o dia a dia da oferta e contratação do produto, ou seja, tenham vivência prática que possibilitem contribuir como parceiro do negócio e não se limitando a somente as questões técnicas.