A RGS Partners foi premiada como Melhor Assessoria Independente de M&A na quarta edição do FILASA. A que você atribui este fato?
Há uma década, a RGS deu início a sua jornada com uma missão clara em mente: encontrar o tom e o ritmo certos para cada jornada em fusões e aquisições. Ao longo desses anos, não apenas fechamos transações de sucesso, mas também mergulhamos nas histórias e nas pessoas por trás delas, compreendendo suas expectativas, sonhos e ambições.
Nos diferenciamos porque possuímos uma cultura muito forte, enraizada nos valores dos sócios e na busca pela excelência. Essa cultura permeia todas as áreas e equipes, contribuindo para a qualidade dos serviços oferecidos. A busca constante pela excelência é incentivada e valorizada, criando um ambiente de trabalho positivo e motivador.
A crença nas pessoas é o nosso pilar fundamental. Contando com uma equipe altamente qualificada, comprometida em entregar o mais alto nível de serviço do mercado.
Nossa performance alcançou novos patamares com a especialização setorial, alocando sócios e equipes para cobrir com profundidade os principais setores da economia, como saúde, educação, tecnologia, consumo, varejo e agronegócio, e trazendo as melhores oportunidades de negócios em cada um deles.
Conduzimos 50 transações em diferentes setores, totalizando um valor transacionado de R$ 9 bilhões.
A equipe da RGS cresceu, especialmente nos últimos 3 anos, novas áreas foram criadas e, hoje, contamos com um time de 9 sócios e 50 profissionais que somam expertise e experiências em diversas áreas.
Com a experiência adquirida no mercado de fusões e aquisições, expandimos para a área de mercado de capitais. Ampliamos o alcance ao estruturar operações de crédito e construir uma rede de relacionamentos sólida, abrangendo os principais compradores e fontes de recursos no Brasil e no mundo.
Ao longo dessa trajetória, a RGS conquistou confiança e respeito, consolidando uma reputação e credibilidade que nos tornaram líderes e referência em fusões e aquisições. Na busca por conduzir negócios que impactam positivamente os clientes, os parceiros e o mercado em geral, nos consolidamos como a melhor assessoria em M&A do Brasil, ocupando a liderança do ranking da Leaders League por 4 anos consecutivos.
Evoluímos como empresa e tivemos que evoluir também como marca, com um novo posicionamento que reflete o momento atual e nossa visão de futuro. Em abril deste ano, mudamos mais uma vez de endereço para acomodar de forma confortável as equipes e abrir espaço para o caminho de crescimento.
Seguimos comprometidos em fazer negócios que impulsionam o crescimento e o desenvolvimento dos nossos clientes, parceiros e do mercado como um todo, acreditando no valor de se estabelecer relações sólidas e confiáveis.
Quais são os principais desafios no mercado de M&A atualmente? Como a conjuntura e o cenário econômico interferem neste sentido?
No mercado de fusões e aquisições (M&A), atualmente, os principais desafios estão relacionados à conjuntura econômica e ao cenário financeiro. Um dos principais desafios é a redução da liquidez disponível devido ao aumento das taxas de juros tanto no Brasil quanto globalmente. Isso tem impactado significativamente o acesso ao capital e o valuation das empresas, tornando mais difícil a realização de transações de grande porte.
Com a redução da liquidez, o volume e o tamanho das transações também diminuíram consideravelmente. Os investidores estão mais cautelosos, buscando oportunidades com menor risco e retornos mais estáveis. Além disso, a incerteza econômica e política em alguns países e regiões também contribui para os desafios do mercado de M&A.
No entanto, há um consenso crescente no mercado de que o cenário de liquidez tende a melhorar no médio prazo, o que pode impulsionar o retorno das transações, tanto no mercado de crédito quanto no de equity. Espera-se que, à medida que as condições econômicas se estabilizem e haja uma retomada do crescimento, o mercado de M&A se recupere gradualmente.
Quais são as perspectivas da RGS Partners para os próximos períodos? O que espera do mercado e o que podemos esperar da companhia?
A RGS tem visão de futuro e compromisso de longo prazo; buscamos não ser dependentes apenas do cenário de aperto de liquidez de curto prazo. A nossa perspectiva é continuar crescendo ao longo de 2023, seguindo o plano estratégico de longo prazo.
Estamos atentos às mudanças no mercado e buscamos identificar oportunidades em setores resilientes e com potencial de crescimento. Além disso, utilizamos parcerias estratégicas para impulsionar os negócios, visando ampliar o crescimento e agregar valor aos nossos clientes.
No geral, as perspectivas para os próximos períodos no mercado de M&A são de uma retomada gradual das transações, à medida que a liquidez se recupere e as condições econômicas melhorem. A RGS está preparada para qualquer cenário e vai seguir a rota de crescimento de acordo com seus planos de longo prazo.