Como o Grupo Eduque promove a diversidade de gênero em suas políticas e práticas internas junto aos seus colaboradores?
A Educação Básica é composta por um grande número de profissionais do gênero feminino.
A Eduque mantém como valor o respeito e a promoção da igualdade de gênero em todas as suas atividades e ações. Em nossas comunicações temos adotado o uso de termos tanto no gênero masculino como no feminino, as políticas de carreira estão baseadas na meritocracia, e não há diferença salarial entre os gêneros. Os grupos de estudo, compartilhamento de práticas e formação continuada dos profissionais e das lideranças que promovemos, incentivam o posicionamento de ideias, opiniões diversas e independentes, além da valorização e o empoderamento feminino.
E junto aos alunos, como os programas acadêmicos abordam questões de empoderamento feminino das mulheres e igualdade de gênero?
A escola Eduque desenvolve projetos, campanhas que trabalham para combater a cultura patriarcal, os preconceitos e inferiorização. Alguns exemplos: rodas de conversas sobre o direito das mulheres, valorização da literatura e artistas femininas, pesquisas, levantamento de dados históricos e campanhas para a mobilização e reflexão.
Sem dúvida temos um longo caminho a percorrer, mas fica evidente o despertar de uma sensibilidade empática nas novas gerações que se expressa sob múltiplas formas. Elas ocorrem desde a comunicação com nomenclaturas, ações respeitosas, eliminação de qualquer abordagem ofensiva, estereótipos e a promoção de oportunidade igualitárias, nas inúmeras atividades escolares sejam elas acadêmicas, esportivas e culturais.
Qual o papel da educação na construção da igualdade de gênero para além dos limites da sala de aula?
A escola deve constituir-se em um fórum natural de diálogo e reflexão sobre a diversidade e igualdade de gênero.
O combate à desigualdade e violência contra a mulher é um processo complexo de causas multifatoriais, e deve necessariamente ser abordado pela educação. No exemplo da violência, que é uma questão também de saúde pública, a escola trabalha apresentando a legislação vigente, promovendo diálogos abertos, ações de acolhimento as dúvidas dos alunos e das alunas.
Quais os principais desafios e especificidades para as mulheres que trabalham no setor de educação?
Os desafios são parecidos com os outros setores mas entendo que no ambiente educacional temos clareza da necessidade urgente de mantermos o diálogo na promoção dos conceitos corretos. As ações são consistente na construção de uma cultura de promoção de igualdade e paz. É essencial que a escola esteja em consonância com o que assegura a legislação.