O painel de abertura do Brazil’s Leading Lawyers Awards (BRALLAW) abordou sobre o atual momento e perspectivas do cenário judiciário brasileiro. A mesa foi moderada por Moysés Simantob, sócio da SV Partners, e contou com a participação da economista e advogada Elena Landau; Saul Tourinho Leal, sócio do Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia; e Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil.
“Muito do atual cenário ocorre pelo fato do país ter vivido um ciclo virtuoso e importante de 1993 até 2005, onde se acompanhou a continuidade da reforma pública com as reformas introduzidas pelo Governo Fernando Henrique e depois com o Lula. Hoje é difícil vermos isso, temos um país avançando aos trancos e barrancos, com muitos incidentes e percalços, sempre mudando políticas econômicas para tentar avançar a crise. Não existe continuidade, tudo o que foi feito pelo governo anterior é visto como um erro que deve ser mudado”, disse Landau .
Tourinho, por sua vez, acrescentou sobre os três cenários que estão compondo o judiciário brasileiro e resultando em oportunidades e dificuldades para o país
“ O primeiro horizonte que já começamos a sentir no poder judiciário é um aparente fim das grandes crises judicializadas. Fomos um país que exerceu enorme energia em diversos casos recentes como o Mensalão, Impeachment da ex-presidente Dilma, Lava Jato, reflexos da Pandemia, fim do governo Bolsonaro, todos com crises judicializadas. Já o momento atual não aparenta ter uma explosão de uma crise judicializada. O segundo cenário é uma fadiga generalizada com uma grande litigiosidade. Por fim, está havendo um renascimento da figura do Estado Social, que sempre esteve focado para justificar o crescimento do Estado Fiscal.”, disse Saul Tourinho Leal.
“É de fundamental importância trazermos nomes de grande destaque no mercado brasileiro para debates de alto nível, como a que acabamos de presenciar, pois assim contribuímos para um acúmulo de discussão acerca dos principais desafios face à complexidade inerente ao nosso ecossistema de negócios”, completou Zô Stark, head de Eventos da Leaders League Brasil, empresa organizadora do BRALLAW.
Após o painel de abertura, foi iniciado o jantar de premiação dos melhores advogados e escritórios do ano em 32 categorias.