O ComplianceLab Professional Conference ocorreu no último dia 21 de novembro no Centro de Convenções do Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.. O evento reuniu renomados profissionais do mercado jurídico, incluindo o chairman do evento, Ricardo Pieri, do Pieri Advogados, para discutir temas como Lavagem de Dinheiro, Criptoativos e Atos ilícitos escondidos por trás dos dados.
“Com o aumento do controle e regulação das autoridades sobre a circulação do dinheiro em espécie e os paraísos fiscais, a fim de aumentar a rastreabilidade das transações, as criptomoedas se tornaram um caminho natural para a prática de ilícitos, uma vez que o anonimato faz parte de sua própria matriz conceitual. No entanto, é preciso ter cuidado para não demonizá-las, até mesmo porque o aumento da regulação e a natureza pública das blockchains tornam as apurações e controles viáveis, embora com mais dificuldade”, afirmou Ricardo Pieri sobre o painel “Lavagem de Dinheiro e Criptoativos”.
Outros nomes de destaque no evento incluíram Thiago Bottino, professor da FGV-Rio, Aldo Costa, procurador da República, Antonio Gesteira da FTI Consulting, Eduardo Gussem do Gussem e Saad Consultoria Empresarial, Hilton Junior da Swot Global e André Parente da Alvarez & Marsal. O evento é uma iniciativa do ComplianceLab, empresa fundada pela advogada Claudia Carneiro em 2018.