O empreendedorismo é uma jornada desafiadora e empolgante que exige não apenas criatividade, mas também determinação, planejamento, execução estratégica e, sobretudo, resiliência. É certo que quase todo negócio de sucesso decorre de uma ideia inovadora. Contudo, nem toda ideia inovadora se transforma em um negócio de sucesso. O caminho é longo, sinuoso e cheio de obstáculos.
Inovar é trazer novidade e solucionar um problema de maneira prática e criativa, atendendo a uma demanda já existente. Desenvolver uma ideia inovadora envolve compreender profundamente as necessidades não atendidas ou mal atendidas do público-alvo e realizar uma análise minuciosa das lacunas a serem preenchidas.
Essa preparação é essencial para uma etapa relevante da jornada: o teste de mercado. Certamente, uma etapa crucial para compreender a viabilidade da ideia e de como ela será recepcionada pelo público-alvo, auxiliando a mitigar riscos, desenvolver e aperfeiçoar um plano de negócios assertivo e eficiente.
Superar os desafios financeiros também é uma realidade. No Brasil, segundo dados do IBGE, uma em cada cinco empresas fecha no primeiro ano e 40% encerram suas atividades até o quinto ano. A burocracia e a carga tributária desafiadora são obstáculos adicionais a serem enfrentados.
A jornada empreendedora, desde a concepção da ideia até sua consolidação no mercado, é marcada por obstáculos que demandam tempo e recursos, muitas vezes escassos para o empreendedor.
É imprescindível que o negócio seja estruturado de forma sólida, com expectativas de investimentos bem definidas e governança corporativa adequados ao seu momento e maturidade. Investir tempo e recursos na construção de uma estrutura empresarial sólida pode ser desgastante, mas possuir bons mentores e assessores é fundamental para atrair investidores e garantir a segurança necessária para a escalabilidade – e sucesso – do negócio.