Motivadas por fatores diversos, em especial com o acirramento agudo das tensões geopolíticas dos últimos anos, empresas globais têm recorrido cada vez mais às estratégias de nearshoring, processo que consiste em migrar suas operações para locais próximos à sua matriz. A mudança estratégica visa reduzir custos, melhorar a eficiência e fortalecer a competitividade no mercado global.
O mercado latino-americano tem sido um dos grandes beneficiados com o cenário de movimentação de grandes companhias, em especial das empresas norte-americanas e canadenses, que têm optado por migrar boa parte da sua operação asiática para outras regiões do continente americano, como América do Sul e América Central.
O México tem sido um dos principais destinos das movimentações. Dados da Uber Freight revelaram que as empresas que se mudam para o México (ou reforçam as suas operações no país) devem realizar investimentos de até 106 bilhões de dólares e 235 mil novos empregos diretos nos próximos anos. O país tem recebido sinalizações e investimentos de gigantes como Tesla e Lego.
Para Enrique Gonzalez Calvillo, sócio-fundador de um dos maiores escritórios de advocacia do México, o novo cenário acirra a competição por advogados qualificados. “O desafio sempre foi o mesmo: encontrar pessoas com experiência. Pelo menos nos escritórios de advocacia, o desafio é encontrar bons advogados com experiência nas áreas de nosso interesse. E a competição para atrair esse talento está mais acirrada do que nunca”, observa.
Outros destinos – como Brasil e Colômbia na América do Sul, além de Costa Rica, Panamá, Honduras e El Salvador na América Central – também têm apresentado cenários otimistas, também em função do amadurecimento do ecossistema de inovação, que compreende inúmeras startups e scale-ups da região.
Nicolás Alonso, advogado associado da Brigard Urrutia e professor de direito especializado em fintechs e direito financeiro, considera que as mudanças são positivas para os países latinos. “Sem dúvida, o crescimento das empresas de inovação impactou de maneira positiva o mercado colombiano e latino-americano. Mas os advogados talentosos e orientados para os negócios com profundo conhecimento em questões regulatórias são escassos. Assim, a competição por posições de destaque agora é mais difícil”, pondera Alonso.
De fato, tanto no caso de multinacionais em processo de nearshoring, quanto de startups, os desafios jurídicos não são triviais e incluem questões como regulação fiscal, proteção de dados, propriedade intelectual, contratos e disputas legais, barreiras comerciais e regulatórias e legislação trabalhista.
Para lidar com tantos desafios e toda variedade jurídica desses territórios é indispensável que essas empresas contem com eficiência legal, contando com os talentos mais qualificados das localidades-alvo.
Assim, consultorias de recrutamento especializadas na área jurídica e compliance têm sido percebidas como parceiras estratégicas para companhias em processo de nearshoring e startups, uma vez que oferecem acesso a uma rede de profissionais altamente qualificados e experientes em diversas áreas do direito e compliance.
“Eu pessoalmente acredito que esse serviço veio para ficar. Dado que os advogados agora são obrigados a ter conhecimento e expertise em mais áreas e disciplinas para se encaixarem melhor nesse mundo empresarial tecnológico e globalmente conectado, pedir ajuda de consultores de recrutamento especializados é fundamental para garantir que você esteja contratando tanto o melhor profissional com as habilidades mais notáveis, quanto os melhores seres humanos e líderes que ajudarão empresas e escritórios de advocacia a desenvolver equipes duradouras e de alto desempenho”, observa Nicolás.
Calvillo também observa que a parceria com empresas de recrutamento especializadas na área jurídica tem sido essencial para seu negócio. “Consultores profissionais sempre se mostraram úteis para nós, mas pelo menos no México não estamos tão acostumados com o processo. Estamos todos convencidos de que precisamos de bons headhunters no México”, relata.
Entre os benefícios dessa parceria mais relatados por empresas, startups e escritórios de advocacia estão:
Acesso a talentos especializados: As consultorias de recrutamento têm acesso a uma vasta rede de profissionais especializados em diversas áreas do direito e compliance, garantindo que as empresas encontrem os talentos certos para suas necessidades específicas.
Redução de custos e tempo: Terceirizar o recrutamento para uma empresa especializada pode ajudar as empresas a economizarem tempo e recursos, permitindo que se concentrem em suas operações principais.
Dinamismo na adaptação às mudanças: Ao contar com uma equipe jurídica qualificada em sua nova região de atuação, empresas dos mais diversos setores e segmentos podem se adaptar rapidamente a novos requisitos e evitam surpresas desagradáveis.
Em um mundo cada vez mais complexo e regulamentado, a conformidade legal e regulatória é essencial para o sucesso das operações empresariais, especialmente no contexto do nearshoring. Ao contar com uma consultoria de recrutamento especializada na área jurídica e em compliance, as companhias globais podem garantir que suas operações estejam em conformidade com as leis locais, minimizando riscos e maximizando a eficiência. Investir nessa parceria estratégica é essencial para garantir o sucesso a longo prazo num mercado global cada vez mais complexo e dinâmico.