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'O futuro vai ser da convergência'

Eduardo Ferraz é CFO do Olist, empresa premiada como Melhor Departamento Financeiro em Startups na quarta edição do Finance & Law Summit and Awards (FILASA). Nesta entrevista, ele faz uma leitura das perspectivas do e-commerce no Brasil e fala sobre o impacto do cenário macroeconômico no varejo

O Olist foi premiado como o Melhor Departamento Financeiro em Startups na última edição do FILASA. A que vocês atribuem esse fato? Qual o sentimento de receber o prêmio?

Primeiramente, o sentimento é de orgulho e honra em receber este prêmio, que só foi possível por conta das pessoas do time financeiro, que formam uma equipe única e muito batalhadora. Nos últimos quatro anos, focamos em estruturar uma equipe completa, capaz de desenvolver e gerir processos em um negócio que cresce muito toda semana. Estamos fazendo isso de uma forma muito digital, nos apoiando em desenvolvimentos internos de soluções tecnológicas para o Financeiro e também por meio do uso intensivo de dados. Dessa forma, tornamos os processos escaláveis e desenvolvemos nossa equipe não apenas no Financeiro tradicional, mas também em tecnologia. Tenho absoluta convicção de que cada vez mais todo o trabalho de back office e financeiro será sustentado por tecnologia e dados, para permitir maior escala e otimização de custos. O Olist hoje já é um pioneiro neste quesito.

Para chegar onde estamos hoje, superamos muitos desafios. Muitas vezes nos encontramos em situações em que não tínhamos toda a estrutura ideal para realizar as entregas. Porém, com muito comprometimento da equipe, conseguimos desempenhar com qualidade diversas transações importantes e ao mesmo tempo desenvolver processos e crescer nossa área. Um grande destaque foram as rodadas de investimentos e M&As concluídas nos últimos anos – que contribuem para o que hoje é o ecossistema do olist e sua capacidade de crescimento e investimento.

O Olist tem recebido reconhecimento no mercado por suas inovações e contribuições para o comércio eletrônico no Brasil. Como isso vem sendo feito e como o departamento financeiro se insere nisso?

O Olist possui DNA muito forte de inovação. Não é diferente no time financeiro, que busca inovar em processos e suporte ao negócio. Como exemplo, no produto Olist Store, nosso modelo de negócio é único, e assim viabilizado por rotinas e processos também únicos em back office. Muita coisa foi desenvolvida internamente e com muita tecnologia. Processos estes relacionados a pagamentos e conciliações entre clientes e marketplaces, por exemplo. Além disso, em Tiny, que é um ERP referência em gestão operacional para pequenas e médias empresas, que adquirimos em 2021, o time financeiro atua muito próximo do time de produto. Nós levamos as dores que os nossos clientes (varejistas) têm na gestão financeira e tributária para que Tiny evolua e ofereça uma solução que gere cada vez mais valor neste sentido para os clientes.

Quais são os principais desafios enfrentados pelo setor de comércio eletrônico atualmente?

Apesar de ainda apresentar taxas de crescimento muito altas, o setor de e-commerce está passando por desafios relacionados ao momento macroeconômico do país, principalmente ligado aos juros elevados para combater a inflação que veio na esteira da pandemia. Isso tem reflexo imediato no consumo das famílias, gerando um ciclo mais difícil para o varejo, tanto físico quanto eletrônico. Atravessar bem esse período é chave para a saúde das empresas.

Todos os players estão em busca de aumento de rentabilidade, ajustando suas operações para reduzir custos e aumentar formas de monetização.

O Olist está muito bem posicionado e tem uma proposta de valor intrínseca no seu ecossistema, tanto que continuamos crescendo acima da média de mercado, mesmo num cenário mais adverso. Acreditamos também que os ajustes que fizemos em nossa operação foram muito importantes para o aumento de nossas margens e vão acelerar nosso crescimento ainda mais assim que a inflação e os juros voltarem para patamares mais favoráveis para consumo.

Como o Olist enxerga o futuro do comércio eletrônico no Brasil e quais são suas perspectivas para o setor?

De uma forma geral, o e-commerce carrega uma tendência secular de crescimento, muito suportada por questões de alta conveniência, preço e hábitos do consumidor. Teremos pela frente vários anos de crescimento acelerado no Brasil, uma vez que ainda temos uma baixa taxa de penetração do varejo online quando comparado com países mais desenvolvidos. O Olist tem como objetivo continuar crescendo de uma forma rentável, com taxas superiores às do mercado.

Entendemos, também, que o futuro vai ser da convergência, onde varejistas buscarão soluções integradas em um sistema operacional capaz de gerenciar operações físicas, virtuais, faturamento, logística, pagamentos etc. O Olist está extremamente bem preparado para capturar ganhos com essa trajetória de convergência, oferecendo uma gama de soluções integradas e com proposta de valor única para nossos clientes.

O que podemos esperar do Olist nos próximos períodos?

Com certeza uma evolução contínua de nossos produtos, sempre priorizando o cliente e alavancando seu crescimento por meio de muita tecnologia e inovação. Começamos sendo loja física em shopping, passamos por marketplace e hoje estamos em uma posição privilegiada,  construindo um ecossistema único para o pequeno e médio varejo. Ainda vamos oferecer mais possibilidades, integrando cada vez mais as soluções do ecossistema e trazendo novos produtos e  serviços financeiros para o cliente. Nosso sucesso está totalmente relacionado ao sucesso de nossos clientes, gerando mais vendas, rentabilidade e eficiência para eles. O time financeiro vai evoluir junto com a empresa para entregar esse sonho grande