favicon
Inovação & PI

Evento discute tendências de investimento em inovação

A 4ª edição do Corporate Venture Summit, realizada na última sexta-feira (1º/12) reuniu os principais nomes do mercado

A 4ª edição do Corporate Venture Summit foi realizada na última sexta-feira (1º/12) em São Paulo e reuniu alguns dos principais nomes do setor. Ao todo, foram 8h de painéis sobre investimento em startups, inovações no varejo e cases reais de companhias que se transformaram por meio da inovação aberta.

O painel “Combinando CVB e CVC para potencializar investimentos em startups” foi mediado por Daniel Marigliano, Líder de Alianças e Parcerias Estratégicas da FCJ Venture Builder. Ao seu lado estiveram Cassio Spina, fundador do Anjos do Brasil; Conrado Chacon, consultor de Estratégia da ArcelorMittal Brasil; e Renato Vieira, diretor de Inovação da Vibra Energia, que começou abordando a complexidade do ecossistema de inovação no qual a empresa vem se dedicando.

“Na Vibra a gente tem mais de 8 mil postos, tem o negócio B2B, 70% do PIB nacional é nosso cliente, 6/10 voos são abastecidos pela Vibra. É um ambiente muito relevante para investir em startups de eficiência, dados e logística. E a tese do nosso fundo é de transição energética e complementariedade. Nossa tese é o que podemos fazer de longo prazo. O que a gente quer é resolver problemas de negócios”, explicou.

Spina, por sua vez, complementou sobre as perspectivas de longo prazo nos investimentos em Corporate Venture Capital.

“CVC não é simples de ser feito. É bastante complexo unir o mundo das startups e as grandes corporações. Quando as grandes corporações estão pensando em investir, elas têm que ser preparadas principalmente em termos de expectativas. Eu sempre digo que nos primeiros anos eu só vou dar notícias ruins, porque o que tem para dar certo é mais de longo prazo”, afirmou o advisor, que desde abril atua também como lead partner da Alya Ventures.

Após o painel, Spina participou de uma sessão de autógrafos do seu novo livro: “Corporate Venture Capital: Como transformar e exponencializar sua empresa fazendo investimentos em negócios inovadores e startups”.