O Maranhão & Menezes Advogados anunciou o início de suas atividades nesta terça-feira, 1º de agosto. A banca é liderada pelos sócios Juliano Maranhão, Josie Menezes e Bernardo Fico, oriundos do Opice Blum e Bruno Advogados Associados, e será focada em Direito Digital, com ênfase em questões relacionadas a Inteligência Artificial.
“Diante das iniciativas de regulação, dos riscos e conflitos envolvendo Inteligência Artificial que já começam a surgir, decidimos conferir independência à área, para atuar em parceria com os clientes na construção de uma tecnologia confiável e responsável”, afirma Juliano.
O escritório iniciou suas atividades seis outros profissionais além dos três sócios. Além das práticas mencionadas, o M&M Advogados também oferecerá aos clientes assessoria jurídica em Direito Administrativo, Concorrencial e Proteção de Dados.
Conheça os sócios:
Juliano Maranhão é professor da Faculdade de Direito da USP membro do comitê executivo da International Association for Artificial Intelligence and Law (IAAIL) e um dos fundadores da Lawgorithm, associação voltada para Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito. Foi membro de diversas comissões no Conselho Nacional de Justiça sobre regulação e implementação de políticas sobre proteção de dados nos tribunais e no âmbito extrajudicial, além de compor a Comissão do Senado responsável por elaborar o Projeto de Lei 2338/23, chamado de Marco Regulatório da Inteligência Artificial. Ele também é diretor do Legal Grounds Institute, think tank dedicado a projetos e estudos multidisciplinares sobre digitalização, regulação de serviços digitais, políticas públicas digitais para a comunicação social, educação em novas mídias e proteção de dados pessoais.
Josie de Menezes é especialista em Direito Regulatório, Concorrencial e Digital com Mestrado em Direito Administrativo pela PUC-SP. É coordenadora do núcleo de Infraestrutura do Legal Grounds Institute e tem experiencia no setor público, tendo atuado no assessoramento jurídico direto ao Presidente do Superior Tribunal de Justiça e ao Secretário-Geral do Conselho da Justiça Federal em questões relativas a processos de licitação e minutas de contratos estratégicos, relacionados à contratação de obras, serviços e compras; exame de minutas de convênio e de acordo de cooperação técnica para toda a Justiça Federal.
Bernardo Fico é graduado pela Universidade de São Paulo, Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Northwestern Pritzker School of Law (EUA) e especialista em Direito Digital pela UERJ. Bernardo já atuou na Corte Interamericana de Direitos Humanos assessorando a elaboração de sentenças e medidas provisórias; na International Lesbian and Gay Associatiation (ILGA) e na Bluhm Legal Clinic na defesa de minorias sociais.