favicon
Disputas

IBA Paris 2023: Andry Kostin, procurador-geral da Ucrânia, aborda situação da guerra

Durante painel, o procurador discutiu sobre o atual momento entre Ucrânia e Rússia e os próximos passos em relação ao Tribunal Penal Internacional (ICC)

Um dos painéis mais esperados do dia no IBA em Paris, nesta segunda-feira (30/10), foi a conversa com o procurador-geral da Ucrânia, Andry Kostin, que abordou a atual situação de guerra com a Rússia.

O principal ponto da discussão foi a prossecução dos crimes de guerra, de agressão e de genocídio pelo Tribunal Penal Internacional (ICC). Além de crimes de guerra, o procurador-geral afirmou que a Rússia cometeu crimes ambientais, contra a identidade cultural e uma série de ataques cibernéticos, os quais, não só são um instrumento de guerra, mas de terrorismo internacional.

Segundo Kostin, o que eles estão fazendo não é apenas pela Ucrânia, porque acredita que a presente guerra se trata de algo global. Seu principal objetivo é investigar e prosseguir todos os crimes de guerra, mesmo que dure  anos ou décadas. Sua posição é que a Ucrânia deve assinar em um algum momento no futuro o Estatuto de Roma, o qual estabeleceu o ICC, em cooperação com os esforços do Tribunal em relação a atual guerra.