favicon
Negócios & Transações

'Mantemos também um olhar para fora da empresa'

Em entrevista ao Decisor Brasil, André Chidichimo de França, diretor do Departamento Jurídico e Compliance da Odontoprev, fala sobre os desafios regulatórios do setor e a interface com o ambiente externo. A empresa foi ganhadora do prêmio de Melhor Departamento Jurídico em Saúde na 4ª edição do FILASA.

A Odontoprev foi premiada como Melhor Departamento Jurídico em Saúde na 4ª edição do Finance & Law Summit and Awards (FILASA). A que você atribui este fato?

São vários fatores, mas em especial o departamento jurídico alcançou esse reconhecimento porque há muita proximidade com o negócio. É uma característica muito peculiar da área, que está dentro dos valores e propósito da empresa. Conhecemos a atuação de ponta a ponta, estamos por dentro de todos os processos e isso faz com que o departamento esteja posicionado como uma área integrada ao negócio. Fazemos isso por meio de atuação colaborativa, buscando agregar valor e totalmente voltado aos direcionadores estratégicos da companhia. Toda equipe entende seu papel na organização e é estimulada à inovação para geração de eficiência, eliminação de eventuais pontos de atritos, fluidez e melhoria na jornada do cliente.

Além desse envolvimento em todas as etapas na construção de valor para o negócio, mantemos também um olhar para fora da empresa, buscando absorver o que acontece nos ambientes externos, com atualização constante das melhores práticas, a fim de trazer um novo olhar para a área e benefícios à companhia.

Por fim, esse prêmio veio como fruto de uma relação integrada com outros departamentos da empresa, que sem eles não seria possível.

Quais são os principais desafios na gestão jurídica de uma empresa do setor de saúde?

O nosso setor é bastante regulado, por isso precisamos ter a questão da conformidade muito presente. Embora possamos contar com um espaço de flexibilidade dentro do departamento jurídico, ele é finito. É preciso entender bem os limites e fazer com que a empresa se mantenha dentro dos requisitos legais e normas dos órgãos reguladores. As áreas de negócios têm plena confiança no departamento jurídico e sabem que ele está fornecendo estrutura e elementos necessários para que a empresa possa caminhar dentro das exigências e prerrogativas legais e inovar em seus negócios.

Há também uma vertente de, a todo momento, trabalhar dentro da integridade, do combate à fraude, uma vez que o setor de saúde vem constantemente sendo atacado por práticas ilegais, que geram muito prejuízo para as operadoras, mas também aos clientes e beneficiários dos planos de saúde. Por essa razão, é importante saber não só como identificar as questões de fraude, mas evitá-la em todas as formas e atuar, principalmente, na frente preventiva.

Como o Departamento Jurídico se insere na cultura e na estratégia da empresa?

Acreditamos na necessidade da desburocratização, na integridade e na busca constante por inovação, eficiência e foco no cliente. Outro ponto importante é o relacionamento com as demais áreas da empresa, recebendo feedbacks de gestores de outros departamentos para entendermos como os processos internos podem ser melhorados.

Uma das competências essenciais criadas pela companhia é a “Colaboração sem Fronteiras”, que consiste em estimular a conexão e colaboração entre as áreas e equipes. Nesse sentido, o departamento jurídico tem uma agenda recorrente com os seus clientes internos para ajustes em processos de interação, ações de melhorias e projetos conjuntos. O departamento jurídico da Odontoprev atua de forma estratégica e totalmente integrada ao negócio, sempre buscando excelência em servir.

Quais são as perspectivas da Odontoprev para os próximos períodos? O que espera do mercado e o que podemos esperar da companhia?

De forma geral, as perspectivas são positivas: continuar com o crescimento sustentável, democratizando o acesso à odontologia de qualidade para os brasileiros. O objetivo é promover a inovação do setor, sempre alinhado ao propósito. Assim como a companhia como um todo, a área tem investido sistematicamente em tecnologia e ferramentas inovadoras, agindo de forma estratégica e agregando cada vez mais valor.