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Inovação & PI

‘O principal desafio é a manutenção da cultura ética em um mercado altamente regulado’

Marcelo Chiari Pratini de Moraes é diretor Jurídico e de Compliance do Grupo Elfa, uma das principais empresas brasileiras no setor de distribuição de medicamentos, produtos hospitalares e soluções de saúde, atendendo setores públicos e privados. A empresa foi premiada como Melhor Departamento de Compliance em Biotecnologia, Farmacêutico e Saúde no Leaders League Compliance Summit & Awards Brazil. Nesta entrevista, ele fala sobre as certificações recentes da empresa e os legados das iniciativas de integridade no setor.

Na sua avaliação, quais práticas ou iniciativas foram determinantes para que o Departamento de Compliance do Grupo Elfa fosse reconhecido como o melhor do setor no Leaders League Compliance Summit & Awards Brazil?

O reconhecimento do Departamento de Compliance do Grupo Elfa como o melhor do setor no Leaders League Compliance Summit & Awards Brazil é resultado de uma série de iniciativas estratégicas e inovadoras, alinhadas com os mais altos padrões de integridade e governança. A conquista da certificação ISO 37001, aliada ao selo Pró-Ética da CGU, posicionou a Elfa como a única distribuidora do setor a obter esse duplo destaque, reforçando nosso compromisso com padrões rigorosos de conformidade.

Outro ponto fundamental foi o investimento em tecnologia e inovação, com destaque para a criação da assistente virtual de compliance, Eva, que automatiza respostas e facilita o acesso dos colaboradores às diretrizes da empresa, e a automatização dos indicadores de Compliance, por meio de ferramenta de automação, que possibilita o mapeamento e o acompanhamento de todas as atividades da área (e, portanto, dos pilares de nosso programa), permitindo análises mais precisas e uma gestão proativa.

Quais são os maiores desafios para o departamento de Compliance dada a especificidade da atuação do Grupo Elfa?

O principal desafio é a manutenção da cultura ética em um mercado que é altamente regulado e que exige transparência das nossas ações com todos os players de nossa cadeia. Por se tratar de uma empresa de distribuição, essa dinâmica se torna ainda mais desafiadora, uma vez que estamos no centro da cadeia de abastecimento da saúde no Brasil. Trabalhamos diariamente para garantir que todos os processos, desde a negociação com fornecedores até a entrega ao cliente final, atendam aos mais altos padrões de integridade, transparência e conformidade. Isso se reflete diretamente no cuidado com a vida do paciente, pois a precisão e a segurança na distribuição de produtos médicos não são apenas exigências legais, mas mandamentos inegociáveis de nossa cultura.

De que forma as práticas de compliance também visam gerar impacto social positivo na área da saúde?

Fortalecendo a cultura de integridade no setor, corroboramos com o compromisso de formar parcerias comerciais com terceiros idôneos do mercado, bem como nos certificando de que através de ações que fomentam a ética na empresa, educamos e consolidamos profissionais íntegros e capazes de atuarem de forma ética no mercado da saúde.

Como diretor Jurídico e de Compliance, qual legado você espera deixar para a empresa e para o setor?

Meu desejo é consolidar o Grupo Elfa como a maior referência em ética e integridade do setor da saúde do Brasil, impactando positivamente nossos parceiros e a sociedade com a promoção de mudanças significativas na vida dos nossos pacientes, alinhadas ao nosso propósito de ampliar caminhos para levar saúde a milhões de vidas.