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Disputas

Painel debate diversidade de escopo de programas de compliance

Mesa intitulada “Perspectivas em Due Diligence: Abordagens Eficientes para Garantir a Integridade Empresarial” abordou a particularidade da governança e gestão de riscos em empresas de diferentes setores

O painel “Perspectivas em Due Diligence: Abordagens Eficientes para Garantir a Integridade Empresarial” realizado na tarde desta quinta-feira (26) no Leaders League Compliance Summit & Arwads reuniu nomes de destaque na área para falar sobre principais pontos de atenção nas transações. Compuseram a mesa Flávia Melo, diretora associada de Governança, Riscos e Compliance da Hect; Reynaldo Goto, Chief Compliance Officer da BRF; Aline Rodrigues e Steinwascher, diretora jurídica e de compliance, Will Bank; Andrea Mattos, diretora de Compliance e DPO da Vivo/Telefônica Brasil.

Flávia abriu o debate parabenizando a todos pelo Dia do Compliance Officer, celebrado justamente neste dia 26 de setembro. Na sequência, traçou um panorama da evolução da percepção do escopo dos programas de compliance nos últimos anos.

“Com a legislação brasileira anticorrupção, as pautas de compliance ganharam uma força e um destaque maiores. A partir do momento que nossa legislação estabelece a responsabilidade das empresas pela diligencia nos processos de contratações, fornecedores, doações e patrocínios, isso passa a ser um processo estabelecido dentro de compliance. Mas o guarda-chuva está dada vez maior. A gente já engloba temas de ESG, cibersegurança, proteção de dados, ou seja, vai além da corrupção e fraude. E a due diligence faz parte do processo de gestão de riscos. É uma ferramenta para embasar a tomada de decisão”, analisou.

Flávia também questionou os painelistas sobre como enxergam a amplitude do compliance em suas respectivas organizações.

“Para a Vivo, Compliance é viver de acordo. Significa conduzir os negócios com responsabilidade e coerência com nossos valores, com aquilo que declaramos – eu declaro e eu atuo. E isso não está limitado aos controles anticorrupção, que são extremamente importantes. Não dá para falarmos de due diligence sem falarmos disso. A due diligence é gestão de risco, e são temas intimamente ligado à atuação dos times de compliance”, disse Andrea Mattos.

Reynaldo Goto também deu detalhes sobre algumas das particularidades da governança na BRF.

“Nós temos uma característica bastante forte: temos produto com qualidades excelentes, mas somos um dos maiores anunciantes do Brasil. Só que no primeiro trimestre desse ano, aconteceu uma coisa interessante: os anúncios nas plataformas digitais ultrapassaram em canais abertos convencionais. Isso traz um outro desafio”, disse, se referindo aos cuidados e adequações no que diz respeito à contratação de influenciadores digitais em campanhas publicitárias da companhia. “Sim, fazemos trabalhos com essas pessoas e, sim, temos que barrar eventualmente algumas delas”, completou.

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