Na tarde da 1ª edição do Leaders League Compliance Summit & Awards Brasil, o painel “Proteção de Dados & Compliance: Tendências, Novidades e Regulação” reuniu grandes nomes para discutir as principais mudanças e desafios na área de proteção de dados. O evento foi mediado por Esther Flesch, sócia do Miguel Neto Advogados, e contou com a participação de Samanta Oliveira, Data Protection Officer (DPO) do Mercado Livre, e Rodrigo Brandão Fontoura, Diretor de Compliance e DPO da Aqua Capital e Diretor Presidente da Associação Brasileira de Integridade, Ética e Compliance – ABRECOM
Esther iniciou o painel com agradecimentos e ressaltou a importância do tema e debate tão relevante para o cenário atual do compliance e da proteção de dados. Em seguida, deu a palavra aos painelistas para que compartilhassem suas perspectivas.
Rodrigo Brandão Fontoura abriu sua fala abordando a relação intrínseca entre data protection, data privacy e compliance, destacando a necessidade de conformidade com as regulamentações em vigor, como a LGPD. Ele questionou se as empresas realmente compreendem a importância da proteção de dados ou se a adequação tem ocorrido apenas por imposições legais. “A maioria das empresas entendem que precisam se adequar porque a lei obriga, não porque eles entendem a necessidade”, afirmou Rodrigo, chamando atenção para o fato de que muitas empresas ainda não têm a cultura de proteção de dados enraizada.
Rodrigo também ressaltou o desafio de fazer as organizações revisarem suas práticas iniciais e de conscientizar todos os colaboradores sobre o verdadeiro objetivo da proteção de dados: evitar vazamentos e proteger informações sensíveis. Segundo ele, “O grande objetivo da proteção de dados é evitar o vazamento de informações, mas o aculturamento dos princípios de data privacy ainda é um desafio.”
Na sequência, Samanta Oliveira, representante do Mercado Livre, destacou a relevância da proteção de dados para o gigante do e-commerce, especialmente diante do volume massivo de informações que transitam pela plataforma. Samanta mencionou que o Mercado Livre conta com 75 mil colaboradores, e que a empresa lida com 371 transações por segundo no Mercado Pago e 52 compras por segundo na plataforma de venda. “Para lidar com essa quantidade massiva de dados, usamos IA para dar escala ao tratamento e proteger a privacidade dos nossos clientes”, explicou Samanta, ressaltando a importância de ferramentas no monitoramento das transações e na garantia da segurança do ecossistema.
Ela também enfatizou o compromisso do Mercado Livre com a transparência, através da publicação de relatórios semestrais, que trazem informações sobre as iniciativas da empresa em proteção de dados e combate a atividades ilícitas. “Nosso ecossistema é monitorado por ferramentas automatizadas que identificam transações irregulares, como vendas de produtos ilícitos, protegendo nossa plataforma”, completou.
O painel trouxe uma rica troca de experiências e insights valiosos sobre como as empresas estão lidando com a regulamentação de proteção de dados no Brasil e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
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