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Top Decisores

'Queremos focar em inovações inerentes às boas práticas da advocacia'

Ricardo Madrona, managing partner do Madrona Fialho Advogados, ocupa a 13ª posição no especial Top Decisores: Managing Partner 2024. Confira a entrevista:

Quais as particularidades e desafios de administrar um escritório do porte do Madrona Fialho?

Meu tempo hoje é dividido entre atuar na área de M&A e cuidar da administração do escritório, buscando manter a eficiência operacional em paralelo às mudanças constantes do mercado jurídico e as demandas dos clientes. No caso do M&A, conto sempre com o apoio dos sócios e a equipe de associados.

A fusão do Madrona Fialho com o Fialho Salles, em 2023, trouxe um aumento relevante no número de sócios, trazendo um time diversificado e multidisciplinar, e maior capilaridade dentro da estrutura organizacional. Hoje, o escritório tem várias particularidades e desafios, o que requer um equilíbrio entre a manutenção da cultura e a integração de novas práticas para garantir uma colaboração efetiva e contínua entre toda nossa comunidade.

 

Como garantir crescimento de performance de mercado associado a garantia de qualidade no atendimento?

Para isso, adotamos uma abordagem estratégica que combina a expansão do escritório com a manutenção de atendimento uniforme e de excelência, zelando sempre por trazer uma visão estratégica e negocial às questões trazidas pelos nossos clientes, para mantermos nossa relação de parceria. Além disso, contamos com um modelo de remuneração diferenciado, que é baseado na colaboração entre os sócios e do crescimento orientado a partir de um planejamento estratégico trianual.

O comprometimento com a qualidade é refletido na cultura organizacional e na estrutura de governança do escritório. Além disso, investimos de maneira contínua no desenvolvimento dos nossos profissionais e estamos implementando tecnologias que otimizam os processos, educando a nossa comunidade a fazerem uso delas como aliadas na rotina, aumentando a eficiência de forma assertiva. Entendemos que tecnologia e inovação funcionam no longo prazo com pessoas engajadas.

 

Quais são os principais desafios da advocacia atualmente, se tratando da realidade brasileira?

Um primeiro desafio é a necessidade de adaptação às mudanças no mercado jurídico e à crescente complexidade das questões legais, assim como suas repercussões na economia nacional e no ecossistema de negócios. Cada vez mais, é importante que advogados estejam emergidos nas tendências de negócios, em geral, e no que importa para os setores dos clientes e às suas necessidades, o que pede conhecimento não só jurídico.

Outro fator é a forte concorrência. Em um cenário onde os escritórios vêm enfrentando pressão por mais eficiência e honorários mais baixos, prevalece quem usa os recursos de forma mais assertiva e agrega valor ao negócio do cliente. Essa proposta de valor passa pela construção de uma relação de parceria, em que nós, como escritório, entendemos as dores de cada cliente e pensamos em soluções customizadas. Os bons resultados serão naturalmente uma consequência da soma desses fatores.

Além disso, a globalização dos negócios e a crescente demanda por serviços jurídicos especializados são outros fatores que impulsionam a necessidade de constante atualização e aperfeiçoamento dos profissionais do Direito.

 

Quais as principais inovações podemos esperar do Madrona Fialho para os próximos períodos?

Queremos focar em inovações inerentes às boas práticas da advocacia para manter o crescimento e a competitividade do escritório. Para nós, inovação não se trata apenas da adoção de tecnologias – e temos investido também nelas, inclusive em inteligência artificial, para tornar os processos mais eficientes.

Contamos, por exemplo, com uma área de Gestão do Conhecimento que trabalha em parceria com o corpo técnico na adoção de tecnologia para eficiência do trabalho, em pesquisa e desenvolvimento de produtos e na criação de espaços de trocas entre as várias áreas de prática, para termos sempre nosso excelente olhar que traz inteligência e os pontos de vista das nossas várias áreas. Também produzimos materiais que, além de informar sobre questões judiciais e legislativas ao público interno e externo, visam a aprimorar o senso crítico dos nossos profissionais e a aproximar nosso escritório ao cliente. Nossos profissionais são incentivados a pensarem sob a perspectiva do cliente, com um jeito simples de comunicação, para levarem aos clientes esse valor diferenciado.

 

Veja também:

Top Decisores: Managing Partners 2024: Parte 1

Top Decisores: Managing Partners 2024: Parte 2

Top Decisores: Managing Partners 2024: Parte 3

Top Decisores: Managing Partners 2024: Parte 4

Top Decisores: Managing Partners 2024: Parte final