Com filial no Brasil desde 2015, a Leaders League é o único diretório internacional com uma equipe permanente no país, contando com a pesquisa mais extensa e precisa sobre os mercados jurídico, financeiro e de consultoria especializada.
A Leaders League elabora anualmente 105 rankings listando os melhores nomes dos mercados jurídicos, financeiros e corporativo no Brasil.
Somos o único diretório internacional com presença fixa no país, contando com a mais ampla pesquisa sobre o ecossistema brasileiro de negócios.
Clique no link abaixo e conheça os melhores escritórios de advocacia, bancos, fundos de investimento e várias outras áreas de prática!
A metodologia da Leaders League consiste em quatro pilares e é um equilíbrio entre dados qualitativos e quantitativos:
Formulários de Pesquisa
Os formulários da pesquisa da Leaders League são compostos por dois documentos: a submission e a planilha de clientes.
No primeiro, as firmas preenchem até 10 casos para oficialmente participar da pesquisa de determinada área de prática, além de informar o tamanho e os chefes de cada departamento, os principais pontos fortes da equipe e os desenvolvimentos mais importantes do período sob análise. No segundo, também conhecido como referee list, as empresas devem incluir os seus principais clientes. É importante destacar que todos os players participantes da pesquisa são orientados a obter o consentimento dos seus clientes antes de encaminhar seus contato.
Todos os formulários podem ser baixados aqui. Para os rankings envolvendo escritórios de advocacia, os documentos devem ser enviados nesta plataforma. No caso de rankings envolvendo consultorias e especialistas, use esta plataforma. Caso haja qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe editorial.
Entrevistas com Clientes
As ligações são previamente agendadas pelo time de pesquisa; duram em média de 10 a 15 minutos e são totalmente anônimas – nenhum comentário de um entrevistado pode ser atribuído à sua pessoa ou organização.
Nesta entrevista, nossos pesquisadores fazem uma pergunta aberta sobre quais as principais consultorias jurídicas, financeiras e de outras frentes usadas por aquele cliente. A partir dos nomes mencionados, perguntamos sobre as áreas de prática com as quais o cliente trabalha, a complexidade e relevância econômica dos casos para cada área de prática, o nível de satisfação do cliente com o escritório, as razões pela alta ou baixa satisfação e os principais pontos de melhoria.
Dados Públicos
Proativamente nos valemos das informações quantitativas disponíveis em publicações especializadas domésticas e estrangeiras, além de dados a Anbima e outras associações. Unindo o qualitativo com o quantitativo, conseguimos tomar decisões melhores e neutralizar, ainda mais, quaisquer “pontos cegos”.
Com o cruzamento dos dados levantados nas quatro etapas de pesquisa, a Leaders League consegue traçar um comparativo adequado, de modo a elaborar rankings que coerentemente refletem a posição de cada player em seu respectivo mercado.
Entrevistas com pares
As entrevistas com players servem para ouvirmos mais detalhes sobre a atuação daquele departamento e identificar os concorrentes mais ativos no mercado – por exemplo, aqueles que são mais frequentemente contrapartes. Aqui buscamos fazer uma última calibragem do ranking, com o objetivo de entender se algo pode ter “escapado” da pesquisa deles com as outras três fontes. Dessa forma, entramos em contatos com seus pares para que eles possam nos dar o feedback em relação aquela área e nosso ranking.
Importante ressaltar que a pesquisa adota sempre uma leitura crítica em relação ao que os pares falam um dos outros, pois sabemos que, no final, são competidores, existindo um viés intrínseco a esse tipo de comentário. Reforçamos que os casos enviados pelas próprias firmas e os comentários de clientes recebidos pela Leaders League Brasil são as fontes mais importantes para a pesquisa.